Teste da orelhinha

Considerado bastante objetivo, este exame é indolor e de execução rápida, realizada durante o sono natural do bebê. A técnica mais utilizada para a triagem auditiva neonatal é o exame de Emissões Otoacústicas Evocadas – EOAs que leva de 5 a 10 minutos e não tem qualquer contra-indicação, não acorda nem incomoda o bebê.
O exame de EOAs baseia-se na produção de certo estímulo sonoro, bem como na percepção do retorno desse estímulo (eco), o registro é feito através do computador, verificando se a cóclea (parte interna da orelha) está normal, ou seja, em funcionamento, é emitido um gráfico com o diagnóstico do exame.

O teste da orelhinha deverá ser realizado a partir do nascimento, preferencialmente nos primeiros 3 meses de vida do bebê.

O diagnóstico precoce é fundamental para uma intervenção eficaz antes do período da aquisição da fala, possibilitando um melhor prognóstico, já que os primeiros anos de vida da criança são determinantes para o desenvolvimento da oralidade.

Qualquer perda na capacidade auditiva, impede a criança de receber adequadamente as informações sonoras que são essenciais para o aprendizado da linguagem.

Agende agora o exame do seu filho (a)!

X
Open chat